Full width home advertisement

Wedding Experience

Guia de Noivos Besthappenings

Post Page Advertisement [Top]

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Como servir comida japonesa no casamento?

 A culinária japonesa pode ser incorporada nos casamentos de forma elegante e com pratos que vão muito além do sushi. Convidamos o chef Régis Sassaki, do Shiki Eventos, para explicar como servir comida japonesa no casamento e tirar outras dúvidas dos noivos. Com mais de trinta anos de experiência e mais de dez anos comandando seu buffet com pratos japoneses, o chef Régis Sassaki já atuou em diversos casamentos e traz no seu cardápio e serviços propostas refrescantes e elegantes. Confira a entrevista:

Como incorporar a culinária japonesa no casamento? 

Em São Paulo, temos a maior comunidade japonesa do mundo fora do JapãoNão à toa, a culinária japonesa caiu no gosto dos brasileiros. Por ser uma comida requintada em técnica e sabor é uma opção sofisticada para abrilhantar este dia tão importante para os noivos.  

Os noivos podem incorporar a culinária japonesa escolhendo um ou mais dos serviços de buffet, ilha e serviço volante, com utensílios que buscam respeitar a estética japonesa. No Shiki Eventos, trabalhamos com quatro tipos de cardápio: Tradicional, Especial, Kosher e Premium. Após a definição de um dos caminhos, é possível adaptar o serviço de acordo com um estudo personalizado do perfil dos noivos. 

Além do tradicional sushi, quais são as outras opções de menu?

Temos diversas opções de pratos frios e quentes, que atendem a todos os gostos. Para a entrada, por exemplo, temos os canapés orientais feitos com massa de arroz frita com topping à escolha do cliente – salmão, wagyu, atum, vieira, caviar, ikura e uni são opções. Ilha de ostras, ceviche e várias opções de carpaccio e tartare são alguns dos outros pratos frios.

Nos pratos quentes, as opções também são vastas. Robata de medalhão de vieira trufado, tempurá de milho doce e de camarão, polvo confitado com chimichurri oriental e purê de gengibre, costelinha de porco com shoyu e gengibre e tempurá de unagui (enguia), além do tradicional yakisoba, são alguns dos pratos que os noivos podem escolher.

Como as estações do ano podem influenciar o menu?

Respeitamos o período de defeso dos pescados, então, trabalhamos com os peixes e frutos do mar da estação. A lula nacional, por exemplo, só faz parte dos menus no verão, época disponível para pesca.

Priorizamos o período de melhor aproveitamento do peixe quando ele está no máximo da sua qualidade e sabor. Frutas, legumes e vegetais também são escolhidos de acordo com a época do ano

Com isso em mente, na primavera/verão montamos o cardápio dos noivos com ingredientes mais leves, frescos e coloridos. Já no outono/inverno exploramos as opções quentes e acolhedoras como sukiyaki. 

Há opções veganas?

Existem diversas opções no cardápio que atendem os veganos. Os sushis, por exemplo, podem ser feitos com cogumelos – shiitake, shimeji e eryngui – e ficam deliciosos. Também temos wakame (alga temperada), os vegetais, leguminosas e frutas, deliciosamente preparados e servidos.

Como ter um cardápio Kosher na comida japonesa?

Temos uma opção pensada exclusivamente para o público judaico no Shiki Eventos. O cardápio segue todas as restrições e oferece diversas opções cheias de sabor. Podemos usar peixes com escamas, como salmão, robalo e atum, o que garante um menu variado. É possível que um rabino acompanhe o preparo.

Existe diferença do menu japonês em casamentos no campo e na praia?

O primeiro passo é analisar o clima, época do ano, espaço do evento e perfil dos noivos para definirmos a melhor ambientação e cardápio para o dia. É preciso que o espaço tenha um ambiente coberto, com eletrecidade e hidráulica, já que trabalhamos com ingredientes frescos, nobres e sensíveis ao calor. Em relação a temperatura no pré preparo o produto sempre estará em geladeira térmica. No serviço, montamos uma estrutura de refrigeração com cama de gelo e tela protetora contra insetos, por exemplo.

Quanto ao menu, no campo, nós buscamos explorar ingredientes da terra: Bardana (kimpirá gobo), cogumelos, foie gras, trufas, pato, porco e pescados curados. Já na praia, o foco é enaltecer o frescor do mar, evidenciando as opções frias, com peixes e frutos do mar da Shiki Eventos. Neste caso, ovas, mariscos, molhos cítricos e caviar são muito bem-vindos.

. . . . . . . . . .

Bottom Ad [Post Page]